Manhumirim realiza a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres
Durante a conferência, foram debatidas as desigualdades de gênero a partir dos oito eixos temáticos propostos, culminando na construção de propostas.
Publicado em 30/07/2025 11:00
Com apoio da Prefeitura de Manhumirim e organização da Comissão Organizadora, foi realizada na última quarta-feira, 23 de julho, a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O evento reuniu um público expressivo, com ampla participação de mulheres de diversos segmentos da sociedade, e foi considerado um marco para a construção de uma cidade mais inclusiva e igualitária.
Representando o prefeito Serginho Borel, o vice-prefeito Sebastião Tristão Ribeiro destacou, em sua fala, o protagonismo feminino na atual gestão municipal, evidenciando o compromisso da Administração em garantir mais espaço, voz e representatividade às mulheres. A Secretária de Saúde de Manhumirim, Marta Heringer, também esteve presente.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre de Jesus Nascimento (Xandinho), representando o Poder Legislativo, reforçou a importância da conferência como instrumento de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. A vereadora Priscila Oliveira Knup — única mulher na atual legislatura e secretária da Mesa Diretora — reafirmou seu compromisso com a pauta feminina, colocando-se à disposição para representar e defender as demandas das mulheres manhumirienses.
A jornalista Viviana Almeida, assessora de comunicação da Câmara, colaborou com os registros fotográficos e realizou a leitura do regimento interno do evento, contribuindo para a condução dos trabalhos da conferência.
A advogada Aída Margaret Aguiar Rocha abordou o tema central do encontro — “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas” — ressaltando a força da mulher em seus múltiplos papéis na sociedade, e como a união e o protagonismo feminino são fundamentais para transformações sociais significativas.
Um dos momentos de destaque foi a participação de empreendedoras do bairro Divinéia, que compartilharam suas experiências de união e fortalecimento coletivo, demonstrando como a organização de mulheres pode promover mudanças reais e positivas na comunidade, a exemplo do já tradicional projeto “Natal Iluminado”.
Durante a conferência, foram debatidas as desigualdades de gênero a partir dos oito eixos temáticos propostos, culminando na construção de propostas.
A Conferência também contou com importantes presenças e apoios institucionais. A escritora, psicopedagoga, professora e intérprete de Libras, Rita Sanglard (Ritinha), colaborou para a inclusão e acessibilidade do evento. A Polícia Militar de Minas Gerais esteve representada pela Cabo Érika Gomes. A OAB de Manhumirim marcou presença com sua presidente, Marlene Tulher, e a presidente da Comissão da Mulher da 229ª Subseção, Dayane Vieira. A Câmara Municipal, apoiou e foi representada, e a Direção do Colégio EVEC, cedeu o local para a realização do evento.
A Comissão Organizadora foi formada por representantes do poder público — Mayra Nepomuceno de Magalhães, Priscila Oliveira Knup, Elisabeth Lemos e Luciene Rimes — e da sociedade civil — Letícia Schots de Oliveira, Lyslie Josminda Aguiar da Matta Trigo, Aída Margaret Aguiar Rocha e Norma Sanglard Malosto Vidal.
As propostas aprovadas serão encaminhadas para o município e para o Conselho Estadual de Políticas Públicas para Mulheres. A etapa estadual da Conferência de Políticas Públicas para Mulheres, será realizada entre os dias 27 a 29 de agosto, em Belo Horizonte.
Fotos: Viviana Almeida
por Valdir Vieira