Manhumirim é representado na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres
A cidade de Manhumirim esteve presente na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em Belo Horizonte, de 27 a 29 de agosto.
Publicado em 08/09/2025 09:44
A cidade de Manhumirim esteve presente na 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, realizada em Belo Horizonte, de 27 a 29 de agosto. O encontro reuniu mais de 600 participantes, entre gestoras públicas, lideranças sociais, conselheiras e mulheres de todas as regiões de Minas Gerais, tendo como tema nacional: “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.
A etapa estadual foi precedida por 16 Conferências Regionais, que reuniram cerca de 2.550 pessoas, além das conferências municipais, como a realizada em Manhumirim, em 23 de julho deste ano, e teve como objetivo unificar as propostas aprovadas, preparando-se para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que acontecerá em Brasília, de 29 de setembro a 1º de outubro.
O município foi representado por Letícia Schots, advogada e representante da sociedade civil; Mayra Magalhães Guimarães, enfermeira; e Elisabeth Lemos, diretora da Casa da Cultura, representantes do setor público.
Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Minas Gerais e pelo Instituto Periférico, a conferência elegeu 178 representantes mineiras que levarão as propostas para a etapa nacional, em Brasília.
Na abertura, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou a representatividade da população feminina em Minas: quase 11 milhões de mulheres, mais da metade dos habitantes nos 853 municípios do estado. Segundo ela, “a política de mulheres é intersetorial, e depende de saúde, educação, assistência social, cultura, agricultura, habitação e previdência. As conferências permitem que as mulheres digam em alto e bom som o que querem e onde querem participar. Queremos mais poder para as mulheres, porque elas compartilham o poder”.
A deputada federal Célia Xakriabá também esteve presente e ressaltou a relação entre gênero, raça e meio ambiente, mencionando o Projeto de Lei nº 3640/2025, de sua autoria, que trata da rastreabilidade da violência de gênero a partir da perspectiva climática.
As representantes de Manhumirim, Mayra Magalhães Guimarães, Letícia Schots e Elisabeth Lemos, agradeceram o apoio da Administração Municipal e destacaram que a participação foi uma experiência de grande aprendizado. Elas reafirmaram o compromisso de atuar junto às autoridades para a criação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, um passo importante para ampliar a representatividade e garantir avanços locais nas pautas voltadas às mulheres.
Na foto, em destaque: Mayra Magalhães Guimarães; Márcia Lopes, Ministra da Mulher; Elisabeth Lemos, Barbara Ravena, presidente do Conselho Estadual da Mulher, e Letícia Schots.
por Valdir Vieira